top of page
WhatsApp Image 2018-07-13 at 08.02.24.jpeg

Gerais da Pedra

Um filme de Diego Zanotti, Gabriel de Oliveira e Paulo Silva

Sinopse

GERAIS DA PEDRA conta as histórias do povo geraizeiro cruzadas com o rastro da trajetória de Diadorim, emblemática personagem do sertão mineiro de Guimarães Rosa. Pelo encontro do mito literário com sua realidade inspiradora ou vice-versa - a vida real mediada pela reverberação da narrativa ficcional -, o documentário percorre os caminhos entre o chão do Norte de Minas e a inventiva linguagem roseana. GERAIS DA PEDRA é, no fim das contas, um filme sobre encantamento.

Os diretores

Diego Zanotti.jpeg

DIEGO ZANOTTI ​ é documentarista e psicólogo, mestre em Artes, Cultura e Linguagens pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), concentração em Processos Poéticos e Interdisciplinares, na linha de pesquisa Cinema e Audiovisual. Há cinco anos circula pelo país em busca de aprender a documentar tecnologias ancestrais e contemporâneas de comunicação e presença, partir de projetos que desenvolvam encontros de culturas e subjetividades. Fundou recentemente a plataforma mitosbrasileiros.com. Articulador do Projeto “Derradeirias", que se realiza atualmente por uma travessia de encontros com os povos tradicionais e originários do Brasil profundo, com produções documentais nas chaves cinematográfica, fotográfica e literária. Integrante do Projeto de Pesquisa "Cartografia do Documentário Brasileiro", sob coordenação da Prof. Dra. Karla Holanda de Araújo, que visa a catalogação da produção documentária produzida no Brasil, desde os primórdios até os dias atuais. 

​

Gabril de Oliveira.jpeg

GABRIEL DE OLIVEIRA atualmente é pesquisador da Universidade de Brasília (UnB), tendo atuado como professor do Centro de Excelência em Turismo (CET), na mesma instituição. Mestre e doutor em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), nos últimos dez anos aprofundou sua pesquisa sobre a labiríntica interação existente entre a obra do escritor Guimarães Rosa e a geografia dos Gerais. Como pesquisador, se identifica com temas ligados à geografia e literatura, arte e práticas espaciais, cultura popular e os “saberes e fazeres” no sertão de Minas Gerais

Paulo Silva.jpeg

PAULO JUNIOR é documentarista, jornalista, radialista, escritor e educador. Dirigiu os documentários O Acre Existe (2013) e Largou as Botas e Mergulhou no Céu (2016), a websérie Tão Longe, Tão Perto (2015) e um curta-metragem sobre os Jogos Olímpicos para o Museu do Futebol (2016). Produziu e apresentou a websérie Som das Torcidas (2015). Publicou um livro homônimo ao seu primeiro filme (O Acre Existe), e lançou em 2017 seu primeiro livro de contos, São Bernardo Sitiada (Editora Nós/Editora Edith). Como repórter, trabalhou em redações como BBC Brasil, ESPN Brasil e Editora Abril. Atualmente produz podcasts sobre cinema, esportes e política na Central 3.

​

Trailer

Fotos

WhatsApp Image 2018-07-13 at 08.02.24(2)
Gerais da Pedra_Joaquim_Foto de Diego za

Ficha Técnica

Direção: Diego Zanotti, Gabriel de Oliveira e Paulo Silva

Imagens: Diego Zanotti e Paulo Silva

Produção Executiva: Tatiana Mitre

Argumento: Gabriel de Oliveira

Roteiro de Montagem: Ana Carolina Soares 

Montagem: Fabian Remy

Finalização: Sem Rumo

Supervisão de Pós-produção e correção de cor: João Gabriel Ríveres

Desenho sonoro e mixagem: Vitor Coroa

Musical Original: Paulim Sartori

Assistente de pós-produção: Denise Flores

Direção de acessibilidade: Giordano Lima

Acessibilidade:

Odilon Esteves - voz audiodescrição

Ana Saki - roteiro audiodescrição

Soraia Vieira - Intérprete de Libras

Transcrição: Marília Silva

Criação e apoio Local - Itacambira: Fernanda Xavier e Luna Guimarães

​

Rodado em Paredão de Minas, Lassance, Várzea da Palma, Barra do Guacuí, Montes Claros, Itacambira, Porteirina, Serra Nova, Serranópolis, Gameleiras, Monte Azul e Espinosa entre Janeiro e fevereiro de 2017.

​

​

Festivais

 -26º Festival Cine-PE / 2022 

* Prêmios de melhor fotografia e direção

- CineBaru - Mostra Sagarana de Cinema, na vila de Sagarana, distrito de Arinos-MG

- 17º CineBH International Film Festival, em Belo Horizonte-MG

​

Artigos/ críticas

​

​

​

bottom of page