A Mostra
A importância da obra de William Shakespeare (1564-1616) é inestimável. Considerado pelo crítico americano Harold Bloom como “o maior escritor de todos os tempos”, o bardo de Stratford-Upon-Avon permanece influenciando, através de seus escritos, o trabalho de incontáveis artistas ao redor do mundo.
A mostra Reinventando Shakespeare apresentou inventivas adaptações cinematográficas da obra de William Shakespeare, oferecendo ao público a oportunidade de estabelecer novas conexões com o universo do bardo. De 5 a 17 de setembro, 16 filmes foram exibidos no Cinema 1 da CAIXA Cultural, no Rio de Janeiro. Com curadoria de Fábio Feldman e Marcelo Miranda, a mostra propôs a exibição de uma série de versões cinematográficas que estabelecem novos diálogos com as peças shakespearianas. Em vez de apresentar adaptações “fiéis”, desprovidas de maior ousadia, contempla releituras provocadoras, que a um só tempo expandem o universo de Shakespeare e atestam sua eterna relevância na história da arte.
A programação incluiu também sessões comentadas, mesa-redonda com o Diretor de Teatro e Cinema Cristiano Burlan e Felipe Moraes, Mestre e Doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP e a Palestra Shakespeare: o Gênio Original, com a professora Marlene Soares dos Santos, voltada para a questão da originalidade de Shakespeare e a recepção de sua obra ao longo dos séculos.
Entre os destaques da mostra, encontram-se clássicos do cinema, como Ran, de Akira Kurosawa, e Othello, de Orson Welles, e filmes menos conhecidos do grande público, como o impressionante Rei Lear, de Peter Brook, e A Herança, do brasileiro Ozualdo Candeias. A seleção inclui ainda Inimigos pelo Destino, de Abel Ferrara, Macbeth, de Roman Polanski, e o pouco visto Ophelia, de Claude Chabrol.
Vinheta
Download do Catálogo
Ficha Técnica
Realização: Amarillo Produções Audiovisuais
Curadoria e Organização do catálogo: Fábio Feldman e Marcelo Miranda
Coordenação geral: Lygia Santos
Produção executiva:Tatiana Mitre
Produção de cópias: Zoe di Cadore
Produção Local: Emanuela Pinheiro
Projeto Gráfico: Luísa Rabello
Revisão de textos para catálogo: Textecer
Cópias digitais: Frames
Tradução de legendas: Gustavo Bicalho
Revisão de legendas: Marie Paes e Zoe di Cadore
Mídias Sociais: Mariana Garcia
Assessoria de Imprensa: Mais e Melhores
Registro fotográfico: Luisa Macedo
Registro Videográfico: Asha Filmes
Vinheta: Robert Frank